Sobre

A Conferência Internacional Espectro, Sociedade e Comunicação acontece gratuitamente entre os dias 13 e 14 de novembro de 2017, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. Sua programação conta com a presença de especialistas internacionais e nacionais debatendo temas como a digitalização e interatividade da TV e do rádio, a expansão da telefonia móvel e as redes comunitárias, as novas possibilidades de uso do espectro advindas das novas tecnologias de telecomunicações, o ativismo nos meios de comunicação e a regulação jurídica do espectro.

ESC é um evento já realizado em três diferentes universidades (UNICAMP, PUC-Rio e UFRJ). Em sua IV edição, propõe-se a discutir as implicações da chegada da gestão dinâmica do espectro, que traz consigo um modelo de ocupação muito mais eficiente que a mera atribuição de canais de uso exclusivo, tal como praticada por Estados ao longo de mais de cem anos.

Buscando refletir sobre este novo contexto, o IV ESC tem como objetivo debater como poderiam as diferentes sociedades aliar a apropriação do mercado e o desenvolvimento social na transição do analógico para o digital, criando novas formas de utilização eficazes e efetivas do espectro. Qual é o papel da pesquisa e da promoção da cidadania para emergência desse novo paradigma, quando passamos a conceber o espectro como um bem comum tecnológico, abundante, a que todos temos direito e possibilidade de acesso?